Parece um ato banal, mas é possível se beneficiar desse hábito de higiene.
Fazemos quase sem perceber. Às vezes, problemas como excesso de oleosidade e pele muito ressecada são resolvidos quando você muda os hábitos na hora de limpar a pele. E por isso está mais do que na hora de aprender corretamente como fazer a higiene da face.
Lave com delicadeza
Pra limpar o rosto, você precisa de água e um sabonete próprio ao seu tipo de pele. O ideal é fazer movimentos circulares delicados na pele, pois é o sabonete que costuma fazer o trabalho pesado, ou seja, nada de esfregar a pele. Depois, não se esqueça de enxaguar com abundância pra não sobrar resíduos de sabonete na pele. Lave o rosto somente 2x por dia, lavar muitas vezes não é recomendado para quem tem a pele oleosa.
Água fria
Uma aliada da sua pele. Quando o tempo esfria, a temperatura da água aumenta? Errado! O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride. No banho e na hora de lavar os cabelos, opte pela água fria também.
Retire a maquiagem antes de lavar o rosto
O ideal é você usar um demaquilante e retirar todo o make antes de lavar. Isso é uma garantia de que irá dormir com a pele limpa mesmo e que não vai sobrar nenhum resquício de cosmético. Para os olhos, que são mais sensíveis, use um demaquilante próprio para esta área.
Esfolie toda semana
Isso é, uma ou duas vezes na semana, no máximo (dependendo do que seu dermatologista indicar). A esfoliação deixa a pele mais lisinha, pois remove as células mortas. Mas quando é feita várias vezes agride a pele e retira sua defesa, ressecando-a. Mas atenção: pele com espinhas inflamadas requer mais cuidado nessa hora, por isso a consulta ao dermatologista é essencial.
Use a toalha delicadamente
O ideal é que cada pessoa da casa tenha sua própria toalha de rosto, que precisa ser trocada várias vezes na semana, pra evitar que muitas bactérias parem nela. E na hora de secar, use-a pra pressionar a pele, não pra esfregá-la. Esfregando a toalha o efeito é aparecido com o da esfoliação – e essa você já viu que não deve ser feita todo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário